domingo, 16 de outubro de 2011

O Cordeiro da Josefa visita o concelho de Óbidos
















Fui convidado para o Junho das ArtesItálico na vila da Óbidos para apresentar um trabalho centrado na ideia de fronteira e sobre a vila de Óbidos, o concelho, as cercanias. A ideia era desenvolver um projecto que tivesse presente os aspectos relativos as zonas circundantes da vila, a ruralidade, a farsa do pitoresco, o que se passa no oeste, no fundo o que se passa no resto do país, uma réplica, metáfora do resto. O fenómeno da ruína local como metáfora de um mundo em estado doente e moribundo, continuamente deixado ao abandono mas estranhamente habitado.
A relação que tenho com a vila de Óbidos é pouca, mas lá habitou e uma pintora pela qual tenho imenso carinho, por ser uma pintora mulher do século XVII, e pela sensibilidade e candura das suas pinturas, tem sido uma referência para mim, principalmente os seus AGNUS DEI, os cordeiros místicos prontos a serem imolados. Então surgiu a ideia de esse cordeiro passear-se pelo concelho a fim de redimir todas as trapalhadas e acidentes voluntários, cometidos ao longo dos tempos!
Ficam aqui umas imagens das aguarelas depois transformadas em postais distribuídos gratuitamente durante o período de exposição!

Sem comentários: